terça-feira, 30 de agosto de 2011

Desafio do foguete

A turma da Robótica está empenhada no Desafio do foguete que foi lançado semana passada, onde tiveram o primeiro contato com o experimento, treinando o lançamento ainda sem água, apenas para sentir a pressão e aprender a controlá-la.


De 29 de agosto a 02 de setembro, eles estarão treinando para o desafio. Com a 3ª Lei de Newton na cabeça e uma garrafa PET na mão, vão colocar a prova seus conhecimentos de pressão e lançamento parabólico de forma muito divertida. 
Cada aluno recebeu uma missão de confeccionar seu próprio foguete utilizando garrafa PET e muita imaginação para criar um design inovador, onde será contabilizado pontos para o Ranking!

Não se assustem, não estava caindo uma tempestade, mas como o foguete usa a água para vedar o ar e dar propulsão esse equipamento é de extrema importância. Querem saber mais? Dê uma olhadinha em nossa galeria, no álbum do Picasa, está com fotos e vídeos dos foguetes!
Aguardem o Dia do Lançamento!!!




sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Sucesso absoluto no 16° ENSEF!!!

O aluno Vitor Feitosa Almeida participou e arrasou no Encontro Sergipano de Física 2011. 
Dentro do mini-curso de astrofísica chamou a atenção pela pouca idade e na apresentação do seu trabalho foi destaque, recebendo inclusive uma premiação ao final do evento.

Parabéns Vitor, essa é apenas a primeira vitória acadêmica de sua carreira, esperamos que seu sucesso seja tão grande quanto a sua capacidade e imaginação. Vejam as f abaixo:

                                                                     O Banner
Apresentando o experimento


Com Felype Silva um dos Premiados e o Professor Doutor Ronaldo, organizador do evento.

Com Zélia Macêdo, Professora Doutora do Departamento de Física






quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Robótica Arqui na UFS

O aluno Vitor Feitosa do 6º ano e o professor Heli Lucas estão participando do 16º Encontro Sergipano de Física na UFS, durante essa semana. E, estamos muito orgulhosos de poder fazer parte...

Construção de um Mecanismo Eletromecânico Capaz de Controlar a Rotação de um Motor de Corrente Contínua

O contato dos alunos do Ensino Fundamental com a física é diário, tanto quanto acontece com os alunos do Ensino Médio. Há porém uma desassociação dos fenômenos físicos, do estudo da física propriamente dito, haja vista que esses alunos estão em uma etapa escolar em que a física ainda não é estudada isoladamente, apenas superficialmente abordada de forma genérica como ciência juntamente com a química e a biologia.
Nesse trabalho foi desenvolvido um projeto onde alunos do Ensino Fundamental Maior têm aulas de física voltadas à construção de mecanismos eletromecânicos tendo a oportunidade de estudar e compreender os fenômenos e as etapas envolvidos no  projeto e na construção dos mesmos.
Um dos alunos, do 6° ano, após compreender os conceitos de corrente contínua e como ao inverter os potenciais aplicados a um motor elétrico inverte-se também o sentido da corrente e com isso o sentido de rotação do motor, construiu um mecanismo a partir de engrenagens, hastes de metal, pequenos circuitos impressos e papelão, capaz de controlar de forma satisfatória o funcionamento do motor.
Esse mecanismo foi usado como controle de miniaturas de brinquedos de parque que funcionam  com movimentos oscilatórios como o Barco Viking.
                                                           Menilton Menezes, Vitor Feitosa Almeida, Heli Lucas Santos Pinto 

Escrevendo o artigo:organizando as ideias.
Trabalhando em grupo: colocando em prática.
Juntos, professor- Heli Lucas e aluno-Vitor
 trocam informações e testam o circuito.
Alegria ao ver o seu circuito funcionando.

PARABÉNS, VITOR E HELI LUCAS...


quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Aulando na Robótica

Galera, as aulas de Robótica do Colégio Arquidiocesano está dando o que falar, vocês sabiam? Todo o grupo tem trabalhado na construção de um projeto ousado e interessante. É isso mesmo, a construção de um parque de diversão em escala reduzida, utilizando é claro a Robótica Modelix, material alternativo e os conceitos e conhecimentos da física, noções básicas de eletrônica, mecânica e motorização. 
Os alunos são estimulados a pensar, a ter e praticar o raciocínio lógico para a resolução dos problemas e analisar o que precisa melhorar na montagem, o que deu errado, o que está faltando, qual peça se encaixa melhor em outra, combinar cores, modelos e usar bastante a imaginação e a criatividade.
As miniaturas estão bem interessantes...Cada grupo e módulo com um brinquedo, um desafio a cumprir e aprender.











sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O despertar de um "gênio"!!!

Vitor Feitosa Almeida
Vitor é aluno da casa desde 2006, tem 11anos de idade, cursa o 6ºano do ensino fundamental maior, nasceu no dia 28 de abril de 1999 em Aracaju.Tem 4 irmãos e desde pequeno gosta de mexer, criar e fazer arte. Ano passado, o seu pai e irmão investiram e compraram um kit modelix para alegria e mais criatividade deste gênio, que já criou um aparelho de teste de coordenação motora com fio de cobre, pilha e lâmpada; criou também um carro de controle; fez um controle de circuito e sua última invenção foi adaptar um carrinho bate bate com papel alumínio, arame e o fez andar numa pista também criada por ele. Imaginação, pretensão e criatividade não faltam nesse menino.
Segundo ele, as aulas de Robótica o ajuda a colocar em prática a sua inteligência e é uma disciplina que ele adora e aprende muitas coisas.
" Pratiquem muito a Robótica e tentem fazer com paciência, criatividade e tudo sai certo"afirmou o pequeno Vitor.
Confira muito mais, nos álbuns do Picasa.
Vitor, você está de parabéns e com certeza seu futuro será brilhante!


quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Nossa Física de cada dia.

" Quem inventou a Física?"
Essa frase, muitas vezes é repetida entre os alunos que não sentem tanta afinidade com essa área do conhecimento. A verdade é que a Física é o mais completo retrato da natureza e do funcionamento do mundo. Onde menos esperamos podemos achar a Física, desde o funcionamento de um carro até a construção de um edifício. E por que não em um parque de diversão? Pois é, o que muitos alunos ainda não conhecem é que um parque de diversão pode ser palco para muitas aulas e ensinamentos. Por exemplo, para que a montanha russa nos proporcione adrenalina, o brinquedo é levado a uma certa altura ganhando assim energia potencial e ao cair livremente a energia é transformada em energia cinética e aí acontece "aquele friozinho na barriga". E, para que o movimento ocorra de forma correta, é preciso diminuir o atrito de forma que o trem deslize perdendo o mínimo de energia.
Esses e outros conceitos e explicações pode ser facilmente passado e visualizado na aulas, como acontece nas nossas, todas as terças e sextas-feiras e também no parque.
Assim, brincar no parque de diversão é também brincar de Física.
E, pensando nisso, nossos alunos estão com um novo desafio: com grupos diferentes, fizemos rodízio, vão criar, projetar a montagem de um brinquedo.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

terça-feira, 26 de julho de 2011

Fiquem por dentro e se liguem em tudo o que aconteceu...

ENTENDENDO A PALAVRA “VIKING”:
O termo viking (do nórdico antigo víkingr) ou viquinguesé habitualmente usado para se referir aos exploradores,guerreiros, comerciantes e piratas nórdicos(escandinavos) que invadiram, exploraram e colonizaram em grandes áreas da Europa e das ilhas do Atlântico Norte a partir do final do século VIII até meados doséculo XI. Esses vikings usavam seus famosos navios dragão para viajar do extremo oriente, como Constantinopla e o rio Volga, na Rússia, até o extremo ocidente, como aIslândia, Groenlândia e Terra Nova, e até o sul de Al-Andalus
NAVIOS VIKINGS 

Além de permitir que os vikings navegassem longas distâncias, seus navios dragão (drakar) traziam vantagens tácticas em batalhas. Eles podiam realizar eficientes manobras de ataque e fuga, nas quais atacavam rápida e inesperadamente, desaparecendo antes que uma contra-ofensiva pudesse ser lançada. Os navios dragão podiam também navegar em águas rasas, permitindo que os vikings entrassem em terra através de rios.

Por que o Skate de dedo?
O Skate de dedo foi escolhido como desafio para o experimento do Barco Viking por reproduzir bem a trajetória do mesmo, ao executar um movimento oscilatório.
É bem verdade que em ambos os casos, o movimento não é perfeitamente harmônico por sofrer influência do motor – barco- e do atleta – skate-, mas mesmo essa interferência pode ser um importante objeto de estudo que leve o aluno a compreender qual o peso dessas interferências sobre o movimento, ou seja, o aluno pode compreender tanto como seria uma situação perfeita quanto uma situação que sofre interferência.















Na Exposição, os alunos conferiram seus barcos e o olhar crítico dos jurados e demonstraram suas habilidades na pista de skate.Os critérios avaliados no Módulo1 foram: estrutura, estabilidade, funcionamento da alavanca e o comportamento do funcionamento. Já no Módulo 2, além destes, tem a oscilação com o motor e o desenho.
Foram momentos de pura adrenalina...
 Confiram o álbum do Picasa.




sexta-feira, 22 de julho de 2011

Exposição de Robótica

Terça-feira, dia 26/07/2011,  pela manhã, na Unidade Centro, durante os intervalos, acontecerá a exposição dos Barcos Vikings, onde os mesmos serão avaliados e sairá vencedora, a equipe que alcançar o máximo de pontos dentro dos requisitos que foram solicitados nas aulas. 
O grupo vencedor montará o Barco Oficial para a mostra da Feira de Ciências. Em seguida, terá o desafio do Skate de dedo, onde os alunos individualmente terão que vencer alguns obstáculos na pista e empecilhos montados. Cada aluno terá 30s para apresentar suas manobras radicais e passar pelos obstáculos.Lembrando que as pontuações serão acumuladas em nosso ranking e o aluno vencedor fará também um clip.
Vejam como foi o início das aulas do tema e conclusão:


terça-feira, 19 de julho de 2011

A Robótica está despertando a criatividade nas crianças

As aulas de Robótica está a cada dia despertando nos alunos o raciocínio e a criatividade. Os alunos estão tendo gosto de pesquisar, criar, inclusive desenhar o personagem criado na Robótica de várias formas. Os alunos Hyuri- 6ºano e Nicoly Brasil-5ºano estão dando o que falar...
                                                                         Nicoly
Hyuri
Hora da criação
Zoto em outra versão...

Volta às aulas

Olá, meus queridos,estamos de volta...E com muitas novidades...
Essa semana, vamos verificar o funcionamento do Barco Viking para a nossa exposição que acontecerá no dia 26/07/2011 e também o desafio do Skate de dedo, vocês não podem perder, muita emoção.
As equipes durante a semana vão se preparar para o desafio...

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Encerramento das aulas do 1º semestre.

Foi com um clima maravilhoso, agradável e divertido que os alunos e professores da Robótica concluíram o 1º semestre de 2011. No primeiro momento foi explanado todo o conteúdo visto em sala, com apresentações, vídeos e animações, fazendo assim uma recapitulação de tudo. Em seguida, começou a sessão cinema e pipoca, com o filme Wall-E, onde o mesmo retrata a história de um lindo robozinho que conseguiu sobreviver a uma catástrofe terrestre graças ao conserto de suas últimas peças. Um emocionante filme da Disney-Pixar. 
E, para animar o final do encontro, um belo momento com música ao vivo, voz e guitarra do aluno Manoel e do nosso querido professor Heli Lucas.
Cada aluno recebeu o roteiro da programação do segundo semestre, tivemos as presenças de alguns pais e foi muito legal. Confiram as fotos.





quinta-feira, 16 de junho de 2011

Alunos estão descobrindo um novo mundo...

Os alunos opinaram sobre as aulas de Robótica e o que aprenderam durante o semestre:

  • Gabriel Gomes- "Eu aprendi várias coisas desde que entrei na Robótica, montar um carro, com motor, bateria, interruptor; fazer um submarino e muito mais. Trabalhamos em grupo e estamos aprendendo muito."
  • Sofia Leite- "É muito importante trabalhar em grupo, é tão legal. Eu conheci mais amigos, Ádrian, Givanilson, Matheus, Gabriel, Juan, Nicoly e Pedro, e principalmente meu tio Heli e minha tia Dani, eles são tão legais! Conheci peças novas que eu nunca tinha visto antes e sempre que tenho dúvida o tio Heli me ajuda, ele é um professor muito bom e inteligente. Aprendi a montar um carro, como funciona, um submarino e o meu carro ganhou o 2º lugar na competição!"
  • Matheus- " Na primeira invenção que participei foi a de construir um submarino, aprendi o que é o empuxo, sobre o peso, aprendi também sobre o barco viking, o meu barco ficou irado. Eu gosto muito de tudo, mas quero mesmo é que a gente faça um robô do tamanho da gente, que ande, fale e se mexa..."
  • Ádrian- " Nos primeiros dias eu já aprendi muitas coisas, o trabalho em grupo, a organização das coisas, aprendi sobre engrenagens, motores, aí montamos um carro para a competição; Depois fizemos um submarino, individual para a competição também, fomos para a piscina fazer o experimento e tudo mais. Agora concluímos o Barco Viking. Eu amo a Robótica e espero que no segundo semestre a gente possa fazer um robô, estou muito interessado!"
  • Pedro Victor- "Com a Robótica eu aprendi a trabalhar mais em grupo, a construir muitas coisas, no primeiro momento aprendemos a montar um carrinho e fomos participar de uma competição interna entre a gente, o meu grupo ganhou, foi muito divertido. Com o experimento do submarino também foi bom, fomos para a piscina a ver como funcionava e o Barco Viking também. Eu gosto muito!"
  • Juan- " No meu primeiro dia aprendi sobre motores e como usar. Depois a turma foi dividido em grupo e participamos da primeira competição. Fizemos um submarino, depois um barco viking, sempre trocamos de equipe e funções, as aulas são muito boas."
  • Nicoly Brasil- " No primeiro dia, aprendemos muitas coisas, a mexer em motores e engrenagens e formamos grupos com funções cada um e depois de montar um carrinho participamos da competição, nosso grupo ganhou, fiquei muito feliz, no começo o carrinho tava dando problema, mas aí o tio Heli nos ajudou e conseguimos vencer! Depois fizemos um submarino, que foi experimentado na piscina da Educação Infantil e o tio Heli e a minha mãe, tia Danielle deram notas e anotaram as pontuações para sair no Ranking. Estamos fazendo um barco viking, já terminamos, formamos outra equipe e sempre temos que aprender a conviver e a separar tarefas. Sem brigas. Espero aprender mais coisas novas no segundo semestre. Amo todos, a Coordenadora Bárbara, o tio Heli e a mamãe, tia Danielle e os meus colegas!"
  • Givanilson- " Aprendi várias coisas desde que entrei na Robótica: o carrinho para competir, o submarino e o barco viking. Com o carrinho aprendemos sobre os tipos de roda, se o carrinho estava pesado, então colocaria o motor de força, leve, velocidade. No submarino, aprendemos o que é submergir, emergir e com o barco viking, sobre base e tudo mais. Quero também aulas livres para a gente montar o que quiser. Eu gosto muito da Robótica."
  • Caio- " Eu gosto muito da Robótica, as aulas são legais e aprendi que com sucata podemos fazer várias coisas, a trabalhar em grupo e saber dividir as coisas."
  • David Fontes- " Eu gosto muito da Robótica, aprendi a fazer um carro, um helicóptero com o material da modelix e o submarino com sucata. Quero ainda aprender a fazer muitas coisas com controle remoto, um cachorro, muitos robôs jogando futebol e vou montar até uma quadra."
  • Maria Clara- " Eu amo a Robótica, aprendi que a Robótica é muito interessante!"
  • André Luiz- ' Gosto muito da Robótica, acho divertido construir e gosto muito das aulas, aprendi a fazer carros com motor, submarinos, navios, furadeira elétrica e muito mais."
  • Antônio Rafael- " Aprendi muitas coisas nas aulas, fiz amigos, grupos, a minha equipe é bacana, carros, barco viking, mexi com bateria, pesos, tudo é divertido e muito bom, a gente aprende mesmo."
  • Gabriela Mundim- " Eu aprendi a fazer carrinho, barco viking, mexi com bateria, pesos, foi muito divertido, tive uma equipe bacana e fiz vários amigos e adorei os professores e fiz um modelo de submarino com garrafa pet e balões, foi bem legal. Quero aprender a fazer um barco viking elétrico que nem o do tio com controle e tudo mais, a gente até brincou com ele, resumindo, eu adoro a Robótica."
  • Álvaro- " Aprendi o funcionamento de muitas coisas, tivemos a mostra dos carros, montagens, barco viking, como funciona e o submarino também. Aprendi  sobre o movimento harmônico, oblíquo, tipos de motores, empuxo e aprendi também a conviver com o sub11(menores de 11anos)."

terça-feira, 7 de junho de 2011

Tecendo sobre a Robótica

Todos sabem que a Tecnologia está cada vez mais em expansão e nós não vivemos mais sem ela e com isso vem também a Robótica, todos de uma maneira ou de outra, direta ou indiretamente utiliza robôs em casa, geladeira, fogão, controles e tudo mais. Ninguém vive mais sem esse mundo... E, pensando nisso e sabendo dessa importância é que trabalhamos com nossos alunos a importância da Robótica...
Nas aulas são desenvolvidas:
  • A ludicidade
  • O trabalho em equipe
  • O raciocínio lógico
  • A habilidade investigativa
  • A criatividade
  • A agilidade em resolver problemas, desafios e muito mais...


Fase final para o Barco Viking...

Essa semana está sendo encerrada a construção do Barco Viking e ou últimos retoques e ajustes nos protótipos. O desafio será apresentado no início do segundo semestre. Aguardem e confiram... 

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Vocês conhecem Duzoto?

A mais nova sensação da Robótica, hoje deu o ar da graça nos corredores e salas do nosso colégio. Pois é, o Duzoto é um robozinho feito por toda a equipe de robótica e alunos, com material reaproveitado e com uma carinha linda, vermelhinho, redondinho e está dando o que falar....Canta, anda, fala, roda e tudo mais...