quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Robótica Arqui na UFS

O aluno Vitor Feitosa do 6º ano e o professor Heli Lucas estão participando do 16º Encontro Sergipano de Física na UFS, durante essa semana. E, estamos muito orgulhosos de poder fazer parte...

Construção de um Mecanismo Eletromecânico Capaz de Controlar a Rotação de um Motor de Corrente Contínua

O contato dos alunos do Ensino Fundamental com a física é diário, tanto quanto acontece com os alunos do Ensino Médio. Há porém uma desassociação dos fenômenos físicos, do estudo da física propriamente dito, haja vista que esses alunos estão em uma etapa escolar em que a física ainda não é estudada isoladamente, apenas superficialmente abordada de forma genérica como ciência juntamente com a química e a biologia.
Nesse trabalho foi desenvolvido um projeto onde alunos do Ensino Fundamental Maior têm aulas de física voltadas à construção de mecanismos eletromecânicos tendo a oportunidade de estudar e compreender os fenômenos e as etapas envolvidos no  projeto e na construção dos mesmos.
Um dos alunos, do 6° ano, após compreender os conceitos de corrente contínua e como ao inverter os potenciais aplicados a um motor elétrico inverte-se também o sentido da corrente e com isso o sentido de rotação do motor, construiu um mecanismo a partir de engrenagens, hastes de metal, pequenos circuitos impressos e papelão, capaz de controlar de forma satisfatória o funcionamento do motor.
Esse mecanismo foi usado como controle de miniaturas de brinquedos de parque que funcionam  com movimentos oscilatórios como o Barco Viking.
                                                           Menilton Menezes, Vitor Feitosa Almeida, Heli Lucas Santos Pinto 

Escrevendo o artigo:organizando as ideias.
Trabalhando em grupo: colocando em prática.
Juntos, professor- Heli Lucas e aluno-Vitor
 trocam informações e testam o circuito.
Alegria ao ver o seu circuito funcionando.

PARABÉNS, VITOR E HELI LUCAS...


Nenhum comentário:

Postar um comentário