quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Nossa Física de cada dia.

" Quem inventou a Física?"
Essa frase, muitas vezes é repetida entre os alunos que não sentem tanta afinidade com essa área do conhecimento. A verdade é que a Física é o mais completo retrato da natureza e do funcionamento do mundo. Onde menos esperamos podemos achar a Física, desde o funcionamento de um carro até a construção de um edifício. E por que não em um parque de diversão? Pois é, o que muitos alunos ainda não conhecem é que um parque de diversão pode ser palco para muitas aulas e ensinamentos. Por exemplo, para que a montanha russa nos proporcione adrenalina, o brinquedo é levado a uma certa altura ganhando assim energia potencial e ao cair livremente a energia é transformada em energia cinética e aí acontece "aquele friozinho na barriga". E, para que o movimento ocorra de forma correta, é preciso diminuir o atrito de forma que o trem deslize perdendo o mínimo de energia.
Esses e outros conceitos e explicações pode ser facilmente passado e visualizado na aulas, como acontece nas nossas, todas as terças e sextas-feiras e também no parque.
Assim, brincar no parque de diversão é também brincar de Física.
E, pensando nisso, nossos alunos estão com um novo desafio: com grupos diferentes, fizemos rodízio, vão criar, projetar a montagem de um brinquedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário